Aberto inquérito sobre a criação de sociedade comercial na Liga Profissional Francesa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aberto inquérito sobre a criação de sociedade comercial na Liga Profissional Francesa
Vincent Labrune, presidente do Marselha e da LFP, no jogo Real Sociedad-PSG.
Vincent Labrune, presidente do Marselha e da LFP, no jogo Real Sociedad-PSG. AFP
A Procuradoria Nacional das Finanças abriu um inquérito sobre a criação da Ligue de Football Professionnel (LFP), disse uma fonte judicial na quinta-feira, confirmando uma notícia do L'Équipe.

Esta investigação preliminar foi aberta em fevereiro por desvio de fundos públicos, disse a fonte, que acrescentou que nenhum departamento de investigação estava atualmente envolvido. Contactada pela AFP, a LFP não respondeu.

A sociedade comercial da LFP foi criada após uma venda parcial de capital ao fundo de investimento luxemburguês CVC Capital Partners, num acordo celebrado em abril de 2022 entre a LFP e a CVC que rendeu 1.5 mil milhões de euros ao futebol profissional francês.

A distribuição dos lucros deste acordo entre os clubes está a ser contestada num processo judicial separado pelo Le Havre, que considera ter sido enganado.

A 4 de abril, o Senado vai criar uma comissão de inquérito sobre o assunto.

"O objetivo desta missão é compreender o papel desempenhado pelos fundos de investimento na economia do futebol (clubes e sociedade comercial da Liga) e se esta nova tendência irá prejudicar o seu futuro económico", explicou o senador Michel Savin, na quarta-feira.

Menções