João Mário pode ser o 13.º campeão por Benfica e Sporting

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
João Mário pode ser o 13.º campeão por Benfica e Sporting
Dois anos depois, João Mário pode ser campeão novamente em Alvalade mas agora com a camisola do Benfica
Dois anos depois, João Mário pode ser campeão novamente em Alvalade mas agora com a camisola do BenficaInstagram
Foi campeão pelo Sporting, em maio de 2021, e pode voltar a levantar o troféu, dois anos depois, agora vestido de encarnado. João Mário pretende juntar-se ao restrito lote de 12 jogadores que foram campeões nacionais ao serviço dos dois grandes de Lisboa, numa lista que começou em 1965, que se alargou com Nuno Santos e João Pereira, na última conquista leonina, e que terá sempre o incontornável João Vieira Pinto.

A 11 de maio de 2021, João Mário sagrou-se campeão nacional ao serviço do Sporting. Este domingo, 21 de maio de 2023, o médio internacional português pode acrescentar mais um campeonato português ao palmarés, desta feita com a camisola do Benfica, curiosamente podendo garantir esse festejo em pleno Estádio José Alvalade, em partida da 33.ª jornada do campeonato.

Confirmando-se a conquista do 38.º título de campeão nacional do Benfica, João Mário será o 13.º jogador da história do futebol português a sagrar-se campeão ao serviço de ambos os clubes lisboetas, Sporting e Benfica.

O último deles foi bem recente, mais precisamente recuando ao mesmo dia 11 de maio de 2021, quando Nuno Santos, ainda no plantel do Sporting, levantou o mesmo troféu que havia conquistado em 2015/2016, pelo Benfica. Nessa mesma equipa leonina estava ainda João Pereira, agora treinador da formação do Sporting, e que tinha sido campeão pelo Benfica há 16 anos.

Antes desta dupla, na última conquista dos leões, temos então de recuar a 1974/1975, quando o Benfica se sagrou campeão nacional, pela primeira vez, em Alvalade, com Artur Correia, lateral-direito que viria depois a trocar encarnados por verde e brancos.

Depois, na lista total de 12 nomes, aos quais João Mário se pretende juntar, há José Pérides, que conquistou dois campeonatos pelo Sporting, em 1958 e 1962, fez parte do plantel que conquistou a histórica Taça das Taças e rumou ao Benfica, onde voltou a ser campeão em 1965. Na época seguinte, 1966, foi Barroca, ex-águia, a ser campeão pelo Sporting um ano depois de o ter feito na Luz.

Seguiram-se Pedras e Nélson Fernandes, ambos em 1970, e a fechar a lista os nomes de Eurico Gomes, Carlos Alhinho, Rui Jordão, Laranjeira e, claro está, João Vieira Pinto.