Veja os jogadores que podem ter feito o último jogo pelo SC Braga e FC Porto

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veja os jogadores que podem ter feito o último jogo pelo SC Braga e FC Porto
A final da Taça de Portugal foi de despedida para alguns jogadores
A final da Taça de Portugal foi de despedida para alguns jogadoresLUSA
O último jogo do ano, disputado este domingo entre SC Braga e FC Porto, é também sinónimo de despedidas. É certo que, há data, não existe nenhuma confirmação oficial no plantel dos dois emblemas, mas o Flashscore apresenta-lhe a lista de jogadores que podem ter-se despedido no final da partida decisiva da prova rainha.

Recorde aqui as incidências do encontro

O Jamor recebeu o jogo mais importante da época para os dois emblemas, com a sorte - ou qualidade - a sorrir aos dragões, que conquistaram o último e terceiro título desta época. Para além de todo o simbolismo que marcou a partida, este jogo é ainda mais marcante para os jogadores que se despediram do clube e dos adeptos no relvado do Estádio Nacional.

Um desses exemplos é Uribe que, depois de quatro temporadas ao serviço dos azuis e brancos, não chegou a acordo com o clube para a renovação do contrato e, segundo Pinto da Costa, está a caminho da Arábia Saudita.

Em condição semelhante está Marcano, central de 35 anos que tem sido importante na equipa de Sérgio Conceição, mas que ainda não prolongou o vínculo. 

Uribe no último jogo no estádio do Dragão
Uribe no último jogo no estádio do DragãoLUSA

Diogo Costa continua a afirmar-se no FC Porto e na seleção nacional. Nos últimos dias aumentaram os rumores de que o guarda-redes de 23 anos está a caminho da Premier League, pelo valor da cláusula... 75 milhões de euros. No final do encontro no Jamor, em que ficou no banco de suplentes, o guarda-redes negou a existência de negociações, indicando que é imaginação "da Internet". Recorde-se que Benzema teve uma tirada idêntica e, três dias depois, foi confirmada a saída do Real Madrid.

No ataque portista também pode haver mexidas durante o próximo defeso: Mehdi Taremi tem interessados fora de portas e esta é a última hipótese de fazer algum dinheiro com o iraniano avaliado em 20 milhões de euros pelo Transfermarkt, já que o contrato expira em junho de 2024.

O mesmo acontece com o médio Bruno Costa, afastado do plantel desde o mercado de janeiro. Além deste, Wilson Manafá e Fernando Andrade acabam o contrato este ano e as probabilidades de renovação não são propriamente animadoras.

Época histórica... vendas históricas?

Depois de uma grande temporada, uma das melhores de sempre do clube, o plantel de Artur Jorge está a ser seguido de perto e pode sofrer algumas baixas durante a janela de transferências de verão, já depois de um inverno em que Vitinha saiu e deixou 32 milhões nos cofres. 

Há muitas interrogações no plantel arsenalista, algumas mais fáceis de resolver do que outras. Mas comecemos pelas mais simples: Castro e Tiago Sá estão em final de contrato e, apesar das notícias que apontam para o interesse do clube em prolongar os vínculos, a verdade é que ainda nada está feito e pode complicar-se tendo em conta o largo dossiê de casos por resolver.

No meio-campo, Uros Racic acompanha o médio português, embora a sua situação seja diferente. O sérvio está em Braga por empréstimo do Valencia e, apesar do desejo dos bracarenses, a cláusula de opção de compra - 5 milhões de euros - pode ser proibitiva.

Em condição semelhante está Bruma, que pertence ao Fenerbahçe, embora o SC Braga não tenha opção de compra. Ainda assim, dada a importância na equipa de Artur Jorge, deverá ser negociado com os turcos nas próximas semanas. O internacional português está também a ser seguido com atenção pelo FC Porto e é um desejo antigo dos dragões...

Depois de toda a novela que marcou o mercado de 2022, Ricardo Horta volta a surgir apontado à porta de saída este ano. Apesar de, ao que tudo indica, já não existir o interesse do Benfica e desta hipótese ser mais remota, o capitão e melhor marcador de sempre continua a ser um dos jogadores mais sondados, à semelhança de... Al Musrati. O líbio já foi apontado a diversos clubes no passado, continuou em Braga, mas é um dos maiores ativos do clube (16 milhões de euros, segundo o Transfermarkt). Dado o interesse que tem caído sobre o médio, dentro e fora de portas, é provável que esta final tenha sido de despedida.

Ricardo Horta é um jogador bastante cobiçado
Ricardo Horta é um jogador bastante cobiçadoLUSA

Na posição mais adiantada do ataque existem mais dois jogadores nesta condição: Abel Ruiz e Banza. Apesar de terem contrato até 2025 e 2027, respetivamente, os dois avançados têm despertado o interesse de alguns clubes estrangeiros. Até porque o espanhol - que fez 12 golos e sete assistências este ano - foi convocado pela seleção sub-21 de Espanha para o Europeu na Geórgia - tal como Victor Gómez - e tem hipótese de somar mais uns minutos de qualidade antes de ir de férias.

Por fim, recuamos no terreno de jogo e acrescentamos mais dois nomes à lista: Niakaté e Victor Gómez. Ambos estão em Braga por empréstimo e com cláusulas de compra opcionais. Tendo em conta a época que desempenharam, só um evento extraordinário os poderá impedir de continuarem mais um ano na Pedreira. Até porque a imprensa nacional e local já avançaram que o clube ativou essas cláusulas, embora ainda não haja confirmação oficial.