O aprendiz venceu o mestre: Benfica vence SC Braga (3-2) e está na final do campeonato

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O aprendiz venceu o mestre: Benfica vence SC Braga (3-2) e está na final do campeonato
Chishkala foi a figura do jogo, com um golo e uma assistência para o Benfica
Chishkala foi a figura do jogo, com um golo e uma assistência para o BenficaFPF
O Benfica venceu esta segunda-feira o SC Braga, por 3-2, no terceiro jogo da meia-final do play-off, e carimbou assim o passaporte para a final do campeonato, onde vai encontrar o Sporting, com jogos marcados para dia 10, 14, 17 e, se necessário, 21 e 25 de junho.

Recorde as incidências da partida

Depois de ter perdido o primeiro jogo, na Luz, por 1-3, e de no sábado ter forçado a negra fora de casa, o Benfica voltou ao Pavilhão Desportivo Universitário de Gualtar, em Braga, decidido a impor o seu jogo, num reencontro entre o mestre, Joel Rocha, e o aprendiz, Mário Silva, que durante muitos anos foi adjunto do agora treinador do SC Braga.

Numa primeira parte pautada pelo equilíbrio, o guarda-redes do Benfica, Léo Gugiel, foi o primeiro a criar perigo, aos cinco minutos, num remate de longe que passou ao lado. Aos 8' Diego Nunes testou Deivid e aos 10' Rúben Santos, de primeira, respondeu com um remate ao lado.

Aos 13' o golo rondou as duas balizas: primeiro Chishkala acertou na barra e, na resposta, foi Rudi, do SC Braga, a obrigar Léo Gugiel a bela intervenção.

A segunda parte começou como a primeira, ou seja, com um remate de longe Léo Gugiel aos 24', para defesa de Deivid, mas a diferença esteve.... nos golos. Foi Jacaré a inaugurar o marcador, para o Benfica, aos 27 minutos, após assistência de Afonso Jesus.

No espaço de dois minutos, os encarnados dispararam no marcador. Primeiro por Chiskala, aproveitando um erro de Tiago Correia, e desviando a bola para uma baliza vazia. Depois por Arthur, assistido pelo mesmo Chiskala, a colocar a bola entre as pernas do guarda-redes Deivid.

Joel Rocha pediu de imediato pausa técnica, os jogadores do SC Braga ouviram as correções e aos 30' Fábio Cecílio ficou perto de reduzir - valeu Léo Gugiel ao Benfica.

Responderam os encarnados, aos 32', com remate de Lúcio Rocha, mas seria mesmo o SC Braga a marcar, aos 34 minutos, com um golaço de Júnior. 

Até final o SC Braga apostou em Tiago Brito como guarda-redes avançado, Léo Gugiel ainda evitou, por três vezes o 3-2 mas a 48 segundos do final foi Rúben Santos, após uma primeira tentativa de Robinho, a relançar a partida. A 17 segundos do final, Júnior ficou perto de bisar, e empatar o jogo, mas Léo Gugiel defendeu para canto. Os derradeiros momentos foram jogados em cima da baliza do Benfica mas o apito final soou em que o empate aparecesse.

Na final, o Benfica, oito vezes campeão nacional, vai enfrentar o atual bicampeão Sporting, que já soma 17 cetros, e que chegou à final depois de vencer os Leões de Porto Salvo. Esta será a quinta final consecutiva do campeonato entre os dois rivais de Lisboa. O primeiro jogo está marcado já para o próximo sábado, no Pavilhão João Rocha.