Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Judo: Portugal chega aos Europeus de Zagreb com um histórico de 41 medalhas

Telma Monteiro é a judoca com mais medalhas em Europeus por Portugal
Telma Monteiro é a judoca com mais medalhas em Europeus por PortugalFPJ
A seleção portuguesa soma mais de quatro dezenas de medalhas em Europeus, uma competição em que procura a partir de quinta-feira em Zagreb continuar a elevar a contagem de subidas ao pódio desde 1994, em Gdansk.

Coube a Justina Pinheiro a primeira medalha de sempre para Portugal em Europeus de judo com a conquista do bronze há 30 anos na cidade polaca, mas é Telma Monteiro a rainha da competição, não só em Portugal, mas na Europa.

Não existe equivalente, nem de perto, aos êxitos da judoca em campeonatos europeus, com Telma Monteiro a conquistar 15 das 41 medalhas de Portugal, seis das quais de ouro, duas de prata e sete de bronze.

Numa carreira ímpar, a judoca, de 38 anos, que estará em Zagreb após cinco meses de paragem devido a uma lesão grave, apenas não conseguiu subir ao pódio nas duas últimas edições, em Sófia (2022) e em Montpellier (2023), onde se lesionou.

Telma Monteiro é ainda recordista de medalhas entre todas as judocas femininas na competição, a par de Barbara Classen, mas com o benefício para a alemã de ter podido fazer duas categorias de peso, o original e o Open, nas mesmas edições, o que já não acontece.