Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Judoca Tais Pina conquista ouro no Grand Slam do Cazaquistão

Tais Pina venceu, na final, a croata Lara Cvjetko
Tais Pina venceu, na final, a croata Lara CvjetkoIJF
A portuguesa Tais Pina conquistou este sábado a medalha de ouro da categoria -70 kg do Grand Slam do Cazaquistão, em Astana, o primeiro pódio português na competição e resultado de monta para a judoca de 19 anos.

Tais Pina venceu, na final, a croata Lara Cvjetko, sexta do ranking (a portuguesa é 36.ª), por ‘ippon’, com mais de dois minutos de combate de sobra, e coroou uma caminhada vitoriosa na capital cazaque.

É novo pódio em Grand Slams para a portuguesa, depois da prata em Antalya em março, numa senda de bons resultados que deixa a jovem na rota dos Jogos Olímpicos Paris2024.

Antes da final, eliminou Yu-Jung, de Taiwan, por ‘ippon’, e a eslovena Anca Pogacnik por ‘waza ari’, afastando ainda a italiana Kim Polling e a inglesa Katie-Jemima Yeats-Brown.

No outro português no ‘tatami’ no dia de hoje, João Fernando, 20.º da hierarquia de -81 kg, acabou eliminado pelo russo Khasan Khalmurzaev, 86.º.

Na sexta-feira, Maria Siderot acabou em quinto lugar em -52 kg, enquanto Telma Monteiro (-57 kg) foi eliminada ao primeiro combate, frente a Chen-Ling Lien, ainda a regressar à competição após lesão grave num joelho.

Rodrigo Lopes foi também eliminado, em -60 kg, com o cazaque Yeldos Smetov, e no domingo Jorge Fonseca, bronze em Tóquio2020, competirá em -100 kg, ficando isento na primeira ronda.

Esta é a penúltima prova de qualificação antes do Campeonato do Mundo, que decorrerá em Abu Dhabi de 19 a 24 de maio.