Fórmula 1: Max Verstappen termina 2023 com uma última vitória em Abu Dhabi

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fórmula 1: Max Verstappen termina 2023 com uma última vitória em Abu Dhabi
Max Verstappen este fim de semana.
Max Verstappen este fim de semana.AFP
A última corrida de Fórmula 1 da temporada teve lugar em Abu Dhabi no domingo. Para não contrariar a lógica, o tricampeão Max Verstappen venceu. Charles Leclerc e George Russell completaram o pódio

Na última corrida de uma longa temporada dominada pela Red Bull e Max Verstappen não houve surpresas. Em Abu Dhabi, o neerlandês venceu por uma larga margem, à frente de Charles Leclerc e George Russell.

Como esperado, Verstappen teve a melhor partida possível. Isso não impediu Charles Lerclec de o atacar 3 vezes na primeira volta. No entanto, o Red Bull, muito mais rápido que o Ferrari, não lhe deu qualquer hipótese. Por seu lado, o monegasco é perseguido pelos dois McLaren desde o início da corrida. Pierre Gasly também ganha dois lugares (10.º para 8.º).

Com o pelotão agrupado, a situação não se alterou durante vinte minutos. George Russell separou-se então de Oscar Piastri e assumiu a quarta posição. Sergio Perez também passou Gasly.

Após 15 voltas, a maioria dos pilotos parou para colocar pneus novos. Pérez passou para quarto e Gasly para quinto. Verstappen , por sua vez, entrou nas boxes à meia hora, seguido de perto por Leclerc e pelo piloto francês número 10.

Foram necessárias apenas sete voltas para que o Campeão do Mundo e o piloto da Ferrari voltassem às suas posições iniciais. Atrás deles, Russell abriu espaço para si próprio.

Na metade da corrida, o top 3 era o mesmo. Na volta 33, Verstappen aumentou a diferença para Leclerc e começou bem à frente (7 segundos de diferença). Três voltas depois, o monegasco e Russell voltam à garagem para colocar pneus novos.

A partir daí, tentam recuperar terreno até ao final da corrida. Nada mudou realmente na pista de Yas Marina além disso. Apenas Pérez conseguiu ultrapassar Russell e cortar a linha de meta no terceiro lugar. Para além disso, Leclerc abrandou para deixar passar o mexicano e empurrar o inglês para baixo na classificação. Contudo, o piloto da Red Bull sofreu uma penalização e terminou abaixo de Russell, que assim recuperou o terceiro lugar

Feitas as contas, a Mercedes garantiu o segundo lugar no Mundial de construtores, com a Ferrari a ficar no terceiro posto.