Sérvia x Suíça: o duelo de tudo ou nada que pode definir adversário de Portugal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sérvia x Suíça: o duelo de tudo ou nada que pode definir adversário de Portugal
A Suíça venceu a Sérvia no Mundial da Rússia, em 2018
A Suíça venceu a Sérvia no Mundial da Rússia, em 2018Opta by Stats Perform
As expetativas eram altas para a Sérvia no Mundial depois de terem produzido uma campanha de qualificação brilhante, que os viu terminar acima de Portugal. No entanto, os "Eagles" não conseguiram estar à altura do esperado até agora, perdendo contra o Brasil e empatando com os Camarões, num jogo emocionante, o que significa que têm que vencer na jornada final do grupo G. O selecionador Dragan Stojkovic ficou furioso com o facto da sua equipa ter deixado escapar uma vantagem de dois golos naquele empate a três com os Camarões, apelidando a defesa da sua equipa como "incompreensível" e afirmando que o mesmo deveria ser "proibido a este nível".

Esses erros terão de ser corrigidos se a Sérvia quiser alcançar as fases a eliminar pela primeira vez, e por coincidência, uma derrota por 2-1 contra a Suíça custou-lhes esse objetivo na Rússia, em 2018. Essa derrota foi o início de uma tendência alarmante que viu os "Eagles" sofrerem pelo menos duas vezes em cada um dos seus últimos quatro jogos no Mundial, ao mesmo tempo que não conseguiram assegurar a vitória em nenhum deles (E1, D3).

Apenas evitar a derrota será provavelmente suficiente para garantir a qualificação da Suíça para os oitavos de final, com os rivais Camarões a enfrentarem o pentacampeão Brasil na outra partida do grupo. A Suíça, sob a orientação do técnico Murat Yakin desde 2021, continua em busca, pela primeira vez na história, de uma terceira participação consecutiva nos oitavos de final do Mundial, e a equipa de Yakin está bem posicionada para alcançar isso.

Acompanhe o relato áudio deste desafio
Acompanhe o relato áudio deste desafioFlashscore

A Suíça mostrou que é um osso duro de roer ao segurar o Brasil por mais de 80 minutos, antes que o golo de Casemiro os levasse à derrota. Uma segunda derrota consecutiva significaria o adeus ao torneio, mas os helvéticos sabem que não são derrotados em jogos consecutivos do Mundial desde 1994, por isso os presságios parecem bons.

Jogadores a observar: O atacante talismã Aleksandar Mitrovic marcou no empate (3-3) da Sérvia com os Camarões e também marcou no único confronto direto anterior do seu país com a Suíça. Nesse dia, também Xherdan Shaqiri marcou e pode tornar-se o melhor marcador do seu país em Mundiais.

Estatística: A Sérvia perdeu apenas um dos seus últimos 16 encontros oficiais contra adversários europeus (V11, E4).

Curiosidade do Mundial: O torneio de 1954, sediado na Suíça, foi o primeiro a ser transmitido em direto pela televisão.