Open da Austrália: Após maratona, Mannarino elimina Shelton e junta-se a Djokovic nos oitavos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Open da Austrália: Após maratona, Mannarino elimina Shelton e junta-se a Djokovic nos oitavos
Mannarino aliviado após a sua vitória
Mannarino aliviado após a sua vitóriaAFP
Depois de 4 horas e 51 minutos e dois tie-breaks, Adrian Mannarino e Ben Shelton protagonizaram esta sexta-feira um grande jogo de ténis em Melbourne. Mas, para gáudio dos adeptos franceses, foi o número 1 do ATP francês (19.º) que levou a melhor: 7-6(4), 1-6, 6-7 (2), 6-3, 6-4.

Recorde as incidências da partida

Resultado final
Resultado finalFlashscore

Já tinha jogado as duas primeiras rondas em cinco sets, e Mannarino repetiu esta sexta-feira na 3.ª ronda, frente a Shelton. Acima de tudo, conseguiu qualificar-se quando certamente não lhe foi dado um jogo fácil. Na sequência da sua excelente temporada de 2023, o jogador de 35 anos está a começar 2024 da melhor maneira possível.

Nos oitavos de final, jogará contra Novak Djokovic e tentará escrever a história do ténis francês desta vez.

No seu auge aos 35 anos

Mannarino alternou entre o bom e o não tão bom na partida de hoje. No primeiro set, começou melhor do que o seu adversário e quebrou a 2-2, mas perdeu a vantagem a 4-3. No entanto, foi apenas um revés temporário, já que no tie-break ele conseguiu usar o seu jogo de embate para rapidamente assumir a liderança. No seu primeiro set point, o francês fechou a partida, ganhando assim uma vantagem psicológica inicial sobre Shelton.

Mas o americano não desistiu e respondeu da melhor maneira possível no segundo set para voltar ao jogo, principalmente devido a uma queda no nível de Mannarino. No terceiro set, os dois homens lutaram, indo de um lado para o outro, mas desta vez foi o mais jovem dos dois que lidou melhor com as coisas no tie-break. Era de esperar que Shelton estivesse pronto para ir até ao fim e se qualificasse em quatro sets.

Mas o número 1 francês não desistiu e voltou à luta, mantendo a mesma tática que tão bem conhece: bater o adversário até à exaustão. E para Shelton, não ajudou o facto de não ter conseguido encurtar as trocas de bola. Como resultado, Mannarino quebrou em 3-2 e empatou a partida em dois sets com sua primeira chance em 5-3.

No set decisivo, o nível voltou a subir e o mais fraco dos dois começou muito melhor. Um break a 2-2, depois um duplo a 4-2, e o francês estava à beira de vencer o encontro. Shelton não estava a ser particularmente agressivo, mas não conseguia encontrar uma forma de incomodar o seu adversário. "Manna" serviu então para a vitória, mas o jogo estava difícil e, apesar de um match point, o americano quebrou. As dúvidas começaram a surgir, mas não na cabeça do jogador de 35 anos.

Com 5-3, depois 5-4, o quarto-de-finalista em Melbourne no ano passado estava prestes a virar o jogo, mas teve de quebrar uma segunda vez. E Mannarino estava determinado a não perder a oportunidade. Depois de um primeiro match point ter sido excluído, Shelton cometeu mais um erro, o número 1 francês estava nos oitavos de final de final do Open da Austrália pela segunda vez na sua carreira, depois de 2022.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore