Síntese do US Open: Surpresas marcam a abertura do ‘major’ em Nova Iorque

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Síntese do US Open: Surpresas marcam a abertura do ‘major’ em Nova Iorque
Holger Rune caiu logo na primeira ronda do US Open
Holger Rune caiu logo na primeira ronda do US OpenAFP
A abertura do Open dos Estados Unidos em ténis, último ‘major’ da temporada, ficou marcada pela eliminação surpreendente de Holger Rune e de Maria Sakkari, dois top 10 mundiais, num dia em que Iga Swiatek estreou-se com vitória.

A jornada inaugural do torneio norte-americano, dotado de cerca de 60 milhões de euros em prémios monetários, arrancou na segunda-feira em Flushing Meadows, em Nova Iorque, com o encontro entre a polaca e primeira cabeça de série, Iga Swiatek, e a sueca Rebecca Peterson, 86.ª no ranking WTA, eliminada em dois sets, por 6-0 e 6-1, em apenas 58 minutos.

Recorde o jogo Swiatek-Peterson

Após a confirmação do favoritismo da campeã em título, Swiatek, à procura do quinto título do Grand Slam, que será discutido até 10 de setembro, a grega Sakkari, que figura no oitavo lugar na hierarquia mundial, foi surpreendida pela espanhola Rebeka Masarova (71.ª WTA), em duas partidas, por duplo 6-4.

Apesar de ter liderado o encontro por 4-1, a jovem helénica, de 28 anos, acabou por ser a primeira grande ‘vítima’ do quarto ‘major’ da temporada, somando a terceira derrota consecutiva na ronda inaugural de um torneio do Grand Slam, enquanto a cazaque Elena Rybakina (quarta da hierarquia WTA) garantiu facilmente a manutenção em prova.

Vice-campeã este ano no Open da Austrália, Rybakina precisou de apenas dois sets para ultrapassar a ucraniana Marta Kostyuk (39.ª WTA), com os parciais de 6-2 e 6-1, assim como a bielorrussa Victoria Azarenka, três vezes finalista em Nova Iorque, eliminou a francesa Fiona Ferro (190.ª WTA), por 6-1 e 6-2.

Na primeira ronda da competição masculina, que assinalou a derrota do único português em prova, Nuno Borges, frente ao austríaco Sebastian Ofner, em quatro sets, por 7-6 (7-5), 3-6, 7-6 (9-7) e 6-4, a maior surpresa da jornada diurna foi a derrota do dinamarquês Holger Rune, número quatro mundial.

Recorde o jogo Carballes Baena-Holger Rune

O jovem escandinavo, de 20 anos, continua assim sem vencer um encontro desde Wimbledon, quando perdeu frente ao espanhol Carlos Alcaraz nos quartos de final, e sofreu depois uma lesão nas costas, que o obrigou a desistir na estreia no Masters 1.000 de Cincinnati.

Em Flushing Meadows, Rune confirmou o mau momento de forma, ao não conseguir evitar o desaire diante do espanhol Roberto Carballes Banea, pelos parciais de 6-3, 4-6, 6-3 e 6-2.

Ao contrário de Rune, o norueguês Casper Ruud, número cinco do mundo, confirmou, ainda que com dificuldades, o favoritismo ante o ‘qualifier’ norte-americano Emílio Nava em quatro parciais, por 7-6 (7-5), 3-6, 6-4 e 7-6 (7-5), assegurando a qualificação para a segunda ronda.

Tal como o anfitrião Frances Tiafoe, 10.º colocado no ranking ATP, que garantiu uma estreia vitoriosa frente ao compatriota Learner Tien, agraciado com um ’wild card’ para o quadro principal, por 6-2, 7-5 e 6-1, também o austríaco Dominic Thiem voltou a somar mais um triunfo em Nova Iorque, depois de em 2020 ter conquistado o seu primeiro e único título do Grand Slam.

Recorde o jogo Bublik-Thiem

Thiem, que contraiu uma lesão grave no pulso direito em 2021, derrotou o cazaque Alexander Bublik, 25.º cabeça de série, em apenas três sets, com os parciais de 6-3, 6-2 e 6-4, num dia em que o norte-americano Taylor Fritz (nono do ranking ATP) também se qualificou para a segunda eliminatória, graças ao triunfo diante do também local Steve Johnson, por 6-2, 6-1 e 6-2.