Resumo do dia de Wimbledon: Favoritos Djokovic, Alcaraz e Swiatek seguem em frente

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Resumo do dia de Wimbledon: Favoritos Djokovic, Alcaraz e Swiatek seguem em frente
Djokovic venceu Wawrinka em duelo que terminou perto das 23:00
Djokovic venceu Wawrinka em duelo que terminou perto das 23:00AFP
O campeão em título de Wimbledon, Novak Djokovic, e os líderes do ténis mundial, masculino e feminino, Carlos Alcaraz e Iga Swiatek, asseguraram esta sexta-feira a permanência no All England Club, onde decorre o major britânico até 16 de julho.

O primeiro dos favoritos a dar o passo em frente foi o espanhol Carlos Alcaraz, de 20 anos, que garantiu, pela segunda vez na carreira, a qualificação para a terceira ronda na relva londrina, após eliminar hoje o francês Alexandre Muller (84.º ATP) em três sucessivos sets, pelos parciais de 6-4, 7-6 (7-2) e 6-3.

Alcaraz-Muller

Estou mesmo muito feliz por jogar aqui. É um court muito bonito. Quero aproveitar cada segundo e julgo que o fiz”, comentou o tenista de Múrcia, depois de vencer o seu primeiro encontro no centenário court central do All England Club.

Graças ao triunfo ante o gaulês em duas horas e 34 minutos, Carlos Alcaraz vai defrontar na fase seguinte do terceiro torneio do Grand Slam da temporada o chileno Nicolas Jarry, 25.º cabeça de série, que derrotou hoje o australiano Jason Kubler, pelos parciais de 7-5, 5-7, 6-3 e 6-4.

Kubler-Jarry

O sérvio Novak Djokovic tinha hoje teoricamente um desafio maior frente ao suíço Stan Wawrinka, mas conseguiu superar com distinção o duelo já perto das 23:00, com os parciais de 6-3, 6-1 e 7-6 (7-5), e assegurar a passagem aos oitavos de final do torneio britânico.

Wawrinka-Djokovic

O número dois do mundo, detentor de 23 títulos do Grand Slam, sete dos quais conquistados na relva inglesa, terá agora como próximo adversário o polaco Hubert Hurkacz (18.º ATP), carrasco do italiano Lorenzo Musetti (16.º ATP), afastado por 7-6 (7-4), 6-4 e 6-4, ao fim de duas horas e quatro minutos.

Musetti-Hurkacz

Já o grego Stefano Tsitsipas foi obrigado a jogar cinco partidas com o britânico Andy Murray, bicampeão de Wimbledon (2013 e 2016), para alcançar o triunfo, por 7-6 (7-3), 6-7 (2-7), 4-6, 7-6 (7-3) e 6-4, e merecer a continuidade em prova, depois de ter visto o encontro suspenso na quinta-feira, por não ser permitido jogar a partir das 23:00, só terminar hoje ao fim de quatro horas e 41 minutos.

Murray-Tsitsipas

Nunca é fácil contra o Andy. Sei que todos o adoram. Foi um encontro muito difícil e fiquei impressionado com o nível dele hoje e desejo-lhe o melhor. Foi stressante. É difícil quando cresces a vê-lo jogar neste court. Eu olho para ele, para o Novak, o Roger e o Rafa. Estes quatro jogadores moldaram o jogo e são a razão pela qual jogo hoje”, confessou o helénico, após disparar 87 ‘winners’ para marcar presença na terceira ronda.

Enquanto Tsitsipas, quinto colocado no ranking ATP, vai medir forças com o sérvio Laslo Djere, o russo Daniil Medvedev, terceiro pré-designado, teve uma tarefa mais fácil para bater o francês Adrian Mannarino (35.º ATP), também em dois dias, com os parciais de 6-3, 6-3 e 7-6 (7-5), e agendar duelo com o húngaro Marton Fucsovics na terceira eliminatória.

Medvedev-Mannarino

Quem também seguiu em frente na prova foi o dinamarquês Holger Rune (6.º ATP) com uma vitória sobre o espanhol Roberto Carballes Baena, por 6-3, 7-6 (7-3) e 6-4, e o italiano Jannik Sinner (8.º ATP), quarto finalista de Wimbledon em 2022, com um triunfo ante o gaulês Quentin Halys, pelos parciais de 3-6, 6-2, 6-3 e 6-4.

Ao contrário do russo Andrey Rubev (7.º ATP), também apurado para os oitavos de final, depois de derrotar o belga David Goffin, por 6-3, 6-7 (6-8), 7-6 (7-5) e 6-2, o anfitrião Cameron Norrie (13.º ATP) ficou pelo caminho, ao perder diante do norte-americano e campeão do ATP 250 de Maiorca, Christopher Eubanks (43.º ATP), com os parciais de 6-3, 3-6, 6-2 e 7-6 (7-3).

Na competição feminina, a polaca Iga Swiatek voltou a dominar as atenções e a adversária. Desta feita, a líder do ténis mundial feminino ultrapassou a croata Petra Martic (29.ª WTA), em dois sets, por 6-2 e 7-5, assegurando o regresso aos oitavos de final e um confronto com a suíça e campeã olímpica Belinda Bencic (14.ª WTA), que eliminou a também polaca Magda Linette, por 6-3 e 6-1.

Swiatek-Martic

Enquanto a tricampeã de Roland Garros somou a 13.ª vitória consecutiva, a bielorrussa Aryna Sabalenka, que ocupa o segundo lugar na hierarquia WTA, viu-se obrigada a dar a volta ao embate com a francesa de origem moscovita Varvara Gracheva (41.ª WTA) para passar à terceira ronda, pelos parciais de 2-6, 7-5 e 6-2.

Gracheva-Sabalenka

Já a norte americana Jéssica Pegula (4.ª WTA) não encontrou dificuldade para se impor à italiana Elisabetta Cocciaretto, por 6-4 e 6-0, garantindo uma vaga nos oitavos de final, assim como a tunisina Ons Jabeur (6.ª WTA), vice-campeã em título, fez valer o seu favoritismo frente à chinesa Zhuoxuan Bai (119.ª WTA), por duplo 6-1, para seguir para a terceira ronda do ‘major’ londrino.