Andebol: Espanha vai acolher o Mundial Feminino de 2029

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Andebol: Espanha vai acolher o Mundial Feminino de 2029
A delegação espanhola com a designação de anfitriã do Campeonato do Mundo Feminino de 2029
A delegação espanhola com a designação de anfitriã do Campeonato do Mundo Feminino de 2029RFBEM
A IHF anunciou na terça-feira, 16 de abril, no Congresso realizado em Créteil (França), que a Espanha irá acolher o Campeonato do Mundo Feminino de 2029, que se irá realizar em dezembro. Esta é uma excelente notícia para o andebol espanhol, que também vai acolher o Europeu masculino de 2028, juntamente com Portugal e a Suíça.

A Real Federação Espanhola de Andebol apresentou a candidatura através do seu presidente, Francisco Blázquez, acompanhado pelo presidente do Comité Olímpico Espanhol, Alejandro Blanco, Goizane Álvarez, deputado para os desportos do Conselho Provincial de Guipúzcoa, Cristina Laborda, presidente da Câmara Municipal de Irún, e Gurutz Aginagalde, presidente da Bidasoa Irún.

Com esta concessão, a Espanha consolida a sua posição como referência mundial para acolher um Campeonato do Mundo Feminino, apenas dois anos e meio após o sucesso do Campeonato do Mundo de 2021 e após a recente organização dos Pré-Olímpicos Masculino e Feminino, em Granollers e Torrevieja, respetivamente.

A IHF avaliou muito positivamente a candidatura apresentada por Francisco V. Blázquez, que contará com quatro sedes iniciais: Galiza, Valência, Málaga e Irún, sendo esta última a que acolherá a fase final no novo pavilhão multiusos a construir em Ficoba (Centro de Exposições de Guipúzcoa).

Espanha, a imagem do andebol a nível mundial

O próprio presidente da RFEBM avaliou positivamente a decisão da IHF. "A imagem que oferecemos no Campeonato do Mundo Feminino 2021, somada aos dois Torneios Pré-Olímpicos em Granollers e Torrevieja, tem sido fundamental, pois todos os países que participaram nestas competições reconheceram os padrões de atenção e qualidade organizacional da nossa Federação e do nosso país, algo de que me orgulho tremendamente", disse o presidente.

"Este novo desafio", prosseguiu Francisco Blázquez, "tem muitas leituras, desde a relevância que adquirimos como Federação a nível internacional, até ao apoio nacional dos recintos que acolherão este grande evento, que transformará o nosso país na imagem do andebol a nível mundial".

"Além disso", concluiu o presidente da federação, "esperamos poder levar a cabo o plano de promoção do andebol feminino que não pudemos fazer em 2021, por estarmos imersos na pandemia da covid-19. Este Campeonato do Mundo deve servir como a melhor correia de transmissão para promover o nosso desporto e o compromisso que, desde a minha chegada à Federação, concebemos para relançar o andebol feminino".

Os Campeonatos do Mundo de 2029 e 2031 já foram atribuídos

- Campeonato do Mundo feminino de 2029: Espanha

- Campeonato do Mundo masculino de 2029: Alemanha e França

- Campeonato do Mundo feminino de 2031: República Checa e Polónia

- Campeonato do Mundo masculino de 2031: Dinamarca, Islândia e Noruega