NBA vai investigar Mavericks por deixarem de fora jogadores importantes

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NBA vai investigar Mavericks por deixarem de fora jogadores importantes
Luka Doncic só jogou no primeiro quarto
Luka Doncic só jogou no primeiro quartoAFP
A NBA abriu uma investigação sobre a decisão do Dallas Mavericks de deixar de fora vários jogadores no jogo decisivo de sexta-feira contra os Chicago Bulls, no qual estavam em jogo as suas últimas chances de se classificarem para os "playoffs".

"A NBA iniciou hoje uma investigação sobre os factos e circunstâncias em torno das decisões do plantel dos Dallas Mavericks e a conduta de jogo em relação ao jogo Chicago Bulls-Mavericks, incluindo a motivação por detrás dessas ações", disse o porta-voz da NBA, Mike Bass, em comunicado.

As regras da liga incluem medidas contra o "tanking" que estipulam que um proprietário não pode "tentar perder ou controlar o resultado de qualquer jogo".

Embora as hipóteses dos Dallas chegarem o play-in tivessem diminuído drasticamente nos últimos dias, eles ainda tinham uma oportunidade de chegar ao 10.º lugar da Conferência Oeste - o último de play-in.

Assim, a Liga ficou em alerta quando os Mavs, que não tinham apresentado nenhum jogador como estando em dúvida ou lesionado, declararam ao final da manhã de sexta-feira que cinco jogadores iriam ficar de fora. Essa lista incluiu os titulares regulares Kyrie Irving - que tem jogado com dores nos pés - e Tim Hardaway Jr., bem como os suplentes chave Josh Green, Maxi Kleber e Christian Wood.

Pouco antes do jogo, o treinador principal Jason Kidd disse que a estrela Luka Doncic só jogaria o primeiro quarto.

Luka Doncic, dos Dallas Mavericks
Luka Doncic, dos Dallas MavericksAFP

Kidd disse aos jornalistas antes do jogo que a decisão partiu de si e da direção, enquanto os jogadores e treinadores tinham "todos dito que queremos ter a oportunidade de encontrar uma forma de entrar (nos play-offs)".

"Íamos jogar até que nos dissessem o contrário", disse Kidd. "E hoje é o dia em que nos foi dito que íamos fazer algo diferente".

Jaden Hardy dos Dallas Mavericks
Jaden Hardy dos Dallas MavericksAFP

Os Mavericks não foram certamente a única equipa a ter jogadores de topo de fora, uma vez que vários clubes dos play-off sentaram as suas estrelas e começaram a concentrar-se no pós-temporada.