Acabar com o jejum: Há 25 anos que Portugal não começa a caminhada para o Euro a vencer

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Acabar com o jejum: Há 25 anos que Portugal não começa a caminhada para o Euro a vencer
Roberto Martínez e o desafio que vai ter pela frente
Roberto Martínez e o desafio que vai ter pela frenteAFP
O primeiro desafio de Roberto Martínez vai ser ultrapassar um registo negativo que tem apoquentado a Seleção Nacional no início das qualificações para os Campeonatos da Europa. Liechtenstein é adversário teoricamente fácil, mas Albânia, Chipre, Finlândia e Ucrânia também o eram.

Numa era em que os calendários do futebol estão cada vez mais preenchidos, Roberto Martínez vai estrear-se como o novo selecionador de Portugal com um jogo oficial. Diante do Liechtenstein, no arranque da qualificação para o Euro-2024, o treinador espanhol vai ter de superar um borrego que dura há 25 anos: começar a vencer na caminhada para um Campeonato da Europa.

6 de setembro de 1998. Perante 50 mil espectadores nas bacadas do Népstadion, em Budapeste, Portugal vencia a Hungria por 3-1, com um bis de Ricardo Sá Pinto (56 e 76 minutos) e um golo de Rui Costa (84 minutos). Começava com uma vitória a campanha para o Campeonato da Europa de 2000, o terceiro que a Seleção Nacional, então comandada Humberto Coelho, viria a participar.

Desde então, Portugal participou em mais cinco campeonatos da Europa e todos eles tiveram uma coisa em comum: nenhuma das qualificações (para o Euro-2004, como organizador não teve de passar) começaram sem vitórias.

Em 2006, a caminhada para o Europeu de 2008 começou na Finlândia com um empate a uma bola. Nuno Gomes (42 minutos) igualou a partida depois de Jonatan Johansson (21 minutos) ter ameaçado a surpresa em Helsínquia. Quatro anos depois, com Agostinho Oliveira em modo interino, Portugal arrancou a campanha para o Euro-2012 com um empate diante do Chipre (4-4), em Guimarães. Dois anos antes de se sagrar campeão da Europa em Paris, a Seleção Nacional perdeu com a Albânia (0-1), naquele que foi o último jogo de Paulo Bento como treinador da equipa das quinas.

Por último, Portugal começou a campanha para o Europeu de 2020 com um empate sem golos diante da Ucrânia, no Estádio da Luz. Teoricamente foi o adversário mais complicado em termos teóricos que a Seleção Nacional enfrentou, numa série de entradas com o pé esquerdo que, felizmente não tem custado a participação no principal torneio continental da UEFA.

Resta perceber se Roberto Martínez vai conseguir quebrar este jejum, diante de um Liechtenstein apetecível.

Pode acompanhar o relato do jogo no nosso site ou na App
Pode acompanhar o relato do jogo no nosso site ou na AppFlashscore