LaLiga não tem oficialmente um quinto lugar na Liga dos Campeões para a próxima época

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
LaLiga não tem oficialmente um quinto lugar na Liga dos Campeões para a próxima época
Barcelona deixou escapar uma vantagem de dois golos contra o PSG
Barcelona deixou escapar uma vantagem de dois golos contra o PSGNurPhoto via AFP
O colapso do Barcelona e do Atlético Madrid acabou com as poucas opções espanholas de acrescentar um dos lugares extra que o novo formato da Liga dos Campeões gerou.

Era uma sensação que pairava no ar, quase ninguém queria dizê-la em voz alta. Agora, os dados confirmam-na: o futebol espanhol está a perder terreno em relação aos países mais poderosos do velho continente há já algum tempo.

Já lá vão os anos em que era preciso procurar muito para encontrar um campeão das competições europeias que não pertencesse à LaLiga. De facto, entre 2014 e 2018, apenas o Manchester United conseguiu quebrar a hegemonia, ao vencer uma Liga Europa.

Atlético perdeu duas vezes a liderança do marcador contra o Borussia Dortmund
Atlético perdeu duas vezes a liderança do marcador contra o Borussia DortmundAFP

Na Supertaça Europeia, o domínio refletiu-se ainda mais. De 2009 a 2018, apenas o Bayern Munique (2013) conseguiu arrebatar o troféu a Espanha. No entanto, enquanto os espanhóis continuaram a triunfar num dos dois principais torneios do continente, os restantes compatriotas foram afetados pelo declínio do nível do campeonato nacional.

O Barcelona perdeu dois anos consecutivos na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid não consegue chegar às meias-finais há sete épocas e os clubes espanhóis não chegaram aos quartos de final da Liga Europa e da Conferência esta temporada.

Os resultados contam

Os fracassos do futebol espanhol a nível continental chegaram na pior altura possível, precisamente quando a UEFA está a reestruturar as suas competições e a premiar mais do que nunca as classificações das ligas nacionais. De facto, os dois primeiros classificados da presente campanha ganharão um lugar extra na Liga dos Campeões de 2024/25.

Ranking de clubes da UEFA por federação
Ranking de clubes da UEFA por federaçãoUEFA

No entanto, com a eliminação do Barcelona e do Atlético Madrid às mãos do PSG e do Borussia Dortmund, respetivamente, a Espanha ficou sem qualquer hipótese de obter um desses lugares. O país está em quinto lugar, com 15.062 pontos, e não conseguiria chegar aos primeiros lugares mesmo que o Real Madrid conquistasse a sua 15.ª Orejona no dia 1 de junho, em Londres.

Atualmente, a Itália lidera a tabela com 18.428 pontos, seguida da Alemanha, com 17.214. Atrás deles, com a Inglaterra com 16.750 pontos, os italianos estão à beira de derrubar uma dessas nações do quinto lugar da Liga dos Campeões a qualquer deslize.