Golfe: Cinco histórias antes do Masters em Augusta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Golfe: Cinco histórias antes do Masters em Augusta
Jon Rahm pode tornar-se o quarto jogador a ganhar dois títulos consecutivos no Masters
Jon Rahm pode tornar-se o quarto jogador a ganhar dois títulos consecutivos no MastersAFP
Cinco histórias para seguir enquanto os melhores jogadores do mundo chegam ao Augusta National Golf Club esta semana para o Masters de 11 a 14 de abril.

Rahm procura uma rara repetição

Jon Rahm, que desferiu um rude golpe no PGA Tour quando se juntou ao LIV Golf oito meses depois de vencer o Masters de 2023, regressa ao Augusta National com o objetivo de se tornar apenas o quarto jogador a manter um título do Masters.

No ano passado, Rahm entrou na ronda final com duas pancadas de vantagem sobre o líder de 54 buracos, Brooks Koepka, do LIV Golf, mas fez um 69 abaixo do par que lhe deu a vitória por quatro pancadas.

Nenhum jogador ganhou o Masters em anos consecutivos desde Tiger Woods em 2001/02 e, antes disso, apenas Nick Faldo (1989-90) e Jack Nicklaus (1965-66) conseguiram a dobradinha em Augusta.

A tentativa de Grand Slam de McIlroy

Rory McIlroy tem esta semana a oportunidade de completar o Grand Slam da sua carreira, vencendo os quatro principais campeonatos de golfe, mas terá de ultrapassar um traçado do Augusta National que tem sido palco de vários momentos frustrantes para o norte-irlandês.

McIlroy já esteve várias vezes em disputa no Masters, mas parece ser prejudicado por uma má ronda todas as semanas, mais memoravelmente em 2011, quando começou a ronda final com uma vantagem de quatro pancadas, mas sofreu um colapso angustiante nos últimos nove buracos.

Para McIlroy, que não passou o corte no Masters do ano passado, uma vitória colocá-lo-ia na companhia de elite de Gene Sarazen, Ben Hogan, Jack Nicklaus, Gary Player e Tiger Woods como os únicos jogadores a alcançar o Grand Slam da carreira.

Contingente da LIV Golf

Um ano depois de Koepka e Phil Mickelson, porta-estandartes do LIV Golf, terem sido vice-campeões do Masters, o campo do primeiro Major do ano contará com 13 jogadores do circuito apoiado pela Arábia Saudita, incluindo o atual campeão Rahm.

Para além de Rahm, o grupo de jogadores do LIV no Masters inclui também os antigos campeões Mickelson (2004, 2006, 2010), Charl Schwartzel (2011), Bubba Watson (2012, 2014), Sergio Garcia (2017), Patrick Reed (2018) e Dustin Johnson (2020).

Além disso, Joaquin Niemann, que arrecadou dois títulos individuais LIV Golf esta época, o atual vencedor do PGA Championship, Koepka, Cameron Smith, Bryson DeChambeau, Tyrrell Hatton e Adrian Meronk estarão presentes no primeiro Major do ano.

Scheffler em brasa

O ex-campeão Scottie Scheffler chega ao Masters como o favorito para vestir o colete verde dado ao vencedor do torneio, devido ao seu jogo estelar este ano, que solidificou a sua posição como um dos melhores jogadores do mundo.

Scheffler seguiu-se a uma vitória por cinco pancadas no Arnold Palmer Invitational, tornando-se o primeiro jogador a defender com sucesso o Players Championship e depois falhou um putt de cinco pés que teria forçado um playoff no Houston Open.

Apesar de ter ficado aquém na sua tentativa de se tornar o primeiro jogador desde Dustin Johnson em 2017 a ganhar três partidas consecutivas no PGA Tour, o número um mundial Scheffler estará cheio de confiança num layout do Augusta National onde triunfou em 2022.

Tiger Woods

Tiger Woods desafiou as probabilidades no Masters de 2019 quando regressou de uma cirurgia de fusão da coluna vertebral para ganhar um quinto Green Jacket e agora o jogador de 48 anos, cuja única partida no PGA Tour este ano durou 24 buracos, vai tentar ir ainda mais longe.

Woods, na sua única partida no PGA Tour desde o Masters do ano passado, onde se retirou antes de completar a terceira ronda devido a uma fascite plantar, jogou na Riviera em meados de fevereiro, antes de uma gripe o obrigar a desistir na segunda ronda.

O 15 vezes vencedor de grandes torneios nunca falhou o cut no Masters como profissional e esta semana está a tentar bater o recorde do torneio com o 24.º cut consecutivo, depois de ter empatado com Gary Player e Fred Couples no ano passado.