Rory McIlroy apela à paciência antes da tentativa do Grand Slam no Masters

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rory McIlroy apela à paciência antes da tentativa do Grand Slam no Masters
Rory McIlroy na ronda final de Augusta em 2023
Rory McIlroy na ronda final de Augusta em 2023Reuters
Rory McIlroy (34 anos) vai fazer a sua décima tentativa de completar um Grand Slam na carreira esta semana, no Masters, onde o norte-irlandês promete adotar uma abordagem mais paciente, num campo onde uma estratégia agressiva lhe custou caro.

McIlroy só esteve na propriedade do Augusta National Golf Club durante 30 minutos, esta terça-feira, antes de se encontrar com os jornalistas, onde lhe perguntaram como pode evitar que o seu desejo ardente de ganhar um Masters se torne tão grande que se torne um obstáculo.

"Eu diria para não tentar ganhar o torneio com a primeira tacada do tee. Acho que isso é algo que tentei aprender. É um torneio de golfe de 72 buracos", disse McIlroy.

"Este campo de golfe leva-nos a correr atrás das coisas um pouco mais do que outros campos de golfe, se fizermos um bogey ou se ficarmos fora de posição, porque tenta-nos sempre a fazer algo que achamos que podemos fazer. E estou bastante confiante no meu jogo de golfe. Acho que consigo fazer a maior parte das coisas, mas por vezes temos de seguir o caminho mais conservador e ser um pouco mais disciplinados e pacientes", explicou.

Se McIlroy precisar de mais provas de que o Masters não se ganha nem se perde no primeiro buraco, basta-lhe olhar para o ano passado, quando Jon Rahm (29 anos) fez um duplo bogey no buraco de abertura com quatro pancadas, mas mesmo assim conseguiu ganhar o casaco verde.

McIlroy tem um jogo feito à medida para o Augusta National, devido aos seus longos drives e aos tee shots da direita para a esquerda, que lhe permitem tirar partido dos par-fives e já esteve muitas vezes na luta, mas parece ser prejudicado por uma má ronda todas as semanas.

Em 2011, McIlroy começou a ronda final com uma vantagem de quatro pancadas, mas sofreu um colapso angustiante nos últimos nove buracos, começando com um triplo-bogey no 10.º buraco, antes de terminar com um resultado de 80 pancadas, terminando empatado em 15.º lugar.

A pressão da conquista de um Grand Slam tem vindo a acompanhar McIlroy desde que venceu o British Open de 2014, uma vitória que lhe deu três dos quatro campeonatos principais.

"Uma questão de tempo"

Mas o norte-irlandês, que esta semana fará a sua 16.ª participação no Masters, sente que um calendário mais preenchido este ano lhe permitiu estar mais em sintonia com o seu jogo e como geri-lo melhor.

"Felizmente, melhorei um pouco desde a minha primeira partida aqui e sinto que tenho todas as ferramentas para me sair bem esta semana", disse McIlroy, que jogou duas rondas de treino no Augusta National no início da semana passada.

"Mas, mais uma vez, para usar essas ferramentas, penso que uma das coisas mais importantes é desfrutar e sentir o cheiro - acho que não das rosas, mas das azáleas ao longo do caminho", acrescentou.

Se McIlroy ganhar um Green Jacket este ano, tornar-se-á o sexto homem a ganhar os quatro eventos mais importantes do golfe, juntando-se a Tiger Woods, Jack Nicklaus, Gary Player, Ben Hogan e Gene Sarazen.

Entre os que acreditam plenamente que McIlroy irá um dia juntar-se ao clube exclusivo dos vencedores do Grand Slam está Tiger Woods, cinco vezes campeão do Masters.

"Não há dúvida de que ele o fará em algum momento. O Rory é demasiado talentoso, demasiado bom. Vai continuar a jogar este evento durante muito tempo. Ele vai conseguir. É apenas uma questão de quando", disse Woods esta terça-feira.

"O Rory vai ser um grande campeão do Masters um dia, e pode ser esta semana. Nunca se sabe. Acho que, mais uma vez, o talento que ele tem, a forma como joga e o campo de golfe que lhe assenta bem, é apenas uma questão de tempo", acrescentou.