Histórico: pela primeira vez todos os continentes estão nos oitavos de final de um Mundial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Histórico: pela primeira vez todos os continentes estão nos oitavos de final de um Mundial
Apuramento do Japão resultou em dado histórico
Apuramento do Japão resultou em dado históricoAFP
Faltava a Ásia e o Japão tratou disso, esta quinta-feira, ao vencer a Espanha por 2-1 e a qualificar-se no primeiro lugar do grupo E. Com este apuramento nipónico, o Campeonato do Mundo de 2022, no Catar, entra na história: é a primeira vez que todos os continentes do globo estão presentes nos oitavos de final de um Mundial.

No continente europeu estão apurados Portugal, Países Baixos, Inglaterra, França, Polónia, Croácia e Espanha.

Na América do Sul garantiram já um lugar nos oitavos de final os históricos Brasil e Argentina, enquanto Senegal e Marrocos são os representantes do continente africano.

Os Estados Unidos conseguiram um lugar entre as 16 melhores equipas, sendo o único representante da América do Norte e Central, tal como a Austrália, representante única da Oceania, apesar de ter feito, como já acontece há alguns anos, a qualificação através do continente asiático, o tal que terá o Japão presente nos oitavos de final.

Africanos e asiáticos juntos no topo pela primeira vez

Japão e Marrocos garantiram a liderança dos grupos E e F, respectivamente, nesta quinta-feira. Com o feito da dupla, esta é a primeira vez que uma seleção africana e uma asiática passam simultaneamente aos oitavos de final na liderança dos respetivos grupos.

Foi a quinta vez que um país africano liderou um grupo num Mundial. As outras quatro foram Marrocos em 1986, Camarões em 1990 e Nigéria em 1994 e 1998.

Os asiáticos lideraram em outras duas oportunidades. Ambas foram em 2002, com os anfitriões Coreia do Sul e Japão.