Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Telma Monteiro entra na quota europeia e João Fernando com vaga direta

Telma Monteiro homenageada pela União Europeia de judo por ocasião dos Europeus
Telma Monteiro homenageada pela União Europeia de judo por ocasião dos EuropeusFederação Portuguesa de Judo
O judoca português João Fernando entrou em lugar direto de apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, ao subir à última posição elegível na categoria de -81 kg, enquanto Telma Monteiro sobe à quota continental.

A atualização da qualificação para os Jogos Olímpicos, após um fim de semana de vários campeonatos continentais, entre os quais os Europeus, manteve a seleção com sete judocas em lugares de virtual apuramento.

Até final de maio, os judocas ainda terão mais três competições de enorme importância e que podem mudar as contas na corrida aos Jogos, casos dos Grand Slam do Tajiquistão (03 a 05 de maio), do Cazaquistão (10 a 12) e os Mundiais de Abu Dhabi (19 a 23).

Os Europeus, que decorreram entre quinta-feira e sábado, permitiram a João Fernando subir até ao último lugar em -81 kg, depois ter somado mais 84 pontos numa competição que até não lhe correu bem, com uma derrota e uma vitória.

Telma Monteiro, que estava em posição elegível, mas em realocação de quota, entra agora na quota continental, que estava atribuída a João Fernando e tendo em conta igualmente os pontos acumulados.

A judoca do Benfica foi homenageada pela União Europeia de judo por ocasião dos Europeus, face às conquistas na modalidade e em especial no campeonato continental, no qual é recordista de medalhas, a par da alemã Barbara Classen - esta quando ainda se podia competir em mais de duas categorias por Europeu -, com um total de 15.

Após os Europeus, competição em que abdicou já na fase de repescagem, por uma questão de precaução e quando regressa após uma paragem de cinco meses, devido a uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo, Telma Monteiro passou a ser a quarta judoca da quota europeia feminina (12 lugares a serem atribuídos além das 17 judocas mundiais que se apuram) com mais pontos no apuramento olímpico.

Em lugar virtual de qualificação direta continuam Catarina Costa (-48 kg), que manteve a sua oitava posição após o bronze nos Europeus, Bárbara Timo (63 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg), bem como Jorge Fonseca (-100 kg).