Imaculado Bagnaia procura mais uma vitória na Catalunha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Imaculado Bagnaia procura mais uma vitória na Catalunha
Francesco Bagnaia foi impecável na Áustria e aumentou a vantagem na liderança
Francesco Bagnaia foi impecável na Áustria e aumentou a vantagem na liderançaAFP
Duas semanas depois de uma demonstração impecável a caminho da vitória na Áustria, Francesco Bagnaia, da Ducati, será novamente o favorito para dar mais um grande passo em direção a dois títulos mundiais consecutivos quando alinhar no Grande Prémio da Catalunha deste fim de semana.

À medida que os pilotos iniciam a segunda metade da época - esta será a 11.ª de 20 corridas - o italiano já construiu uma vantagem de 62 pontos sobre Jorge Martin (Ducati-Pramac) na classificação, tendo vencido cinco das primeiras 10 corridas. O campeão do mundo já conseguiu três dobradinhas de sonho esta época, fazendo a pole e vencendo tanto a sprint de sábado como o evento principal de domingo.

"Depois do fim de semana perfeito na Áustria, estão reunidas todas as condições para ter um bom desempenho também aqui", disse Bagnaia. "As minhas sensações com a moto são ótimas e a equipa está a trabalhar de forma excelente. Eles dão-me sempre o que eu peço e dão-me todos os ingredientes para ser competitivo".

De facto, Pecco Bagnaia tem sido quase intocável nos últimos três meses, terminando no primeiro ou segundo degrau do pódio nos últimos cinco Grandes Prémios, com três vitórias e dois segundos lugares. Esta consistência notável é precisamente o que falta aos seus principais rivais, uma vez que não têm conseguido juntar lugares no pódio como o homem de Turim.

Marco Bezzecchi, que é o terceiro no campeonato, 68 pontos atrás de Bagnaia, prolongou o seu contrato com a VR46, uma das equipas satélite da Ducati, na quinta-feira, por mais uma temporada. Isto pode permitir-lhe ir para a corrida com a cabeça limpa depois de várias semanas de rumores sobre a sua possível saída.

"O circuito é muito rápido e bonito. O último sector, com curvas rápidas, é ao mesmo tempo muito exigente e soberbo", disse Bezzecchi, um protegido do grande Valentino Rossi. "Não estive muito bem no ano passado, mas ainda estou a ter um fim de semana positivo, por isso tenho a certeza que vamos encontrar as configurações certas. O objetivo será lutar com os melhores e ter um bom ritmo de corrida".

Regresso de Zarco

Depois de desiludirem em Spielberg, os dois franceses Johann Zarco (Ducati-Pramac) e Fabio Quartararo (Yamaha) vão tentar recuperar num circuito que ambos gostam. Zarco teve três fins-de-semana indiferentes, mas agora que já definiu o seu futuro ao anunciar a mudança para a Honda-LCR na próxima época, vai tentar defender o seu quinto lugar na classificação.

Ele tem um bom historial no Circuito da Catalunha, tendo vencido duas vezes em Moto2 e conseguido um terceiro lugar na época passada.

Quartararo também teve sucesso em Montmelo, vencendo em 2018 na Moto2 e também levando a bandeira axadrezada no MotoGP em 2020 e 2022.

"Tive uma das melhores corridas da minha carreira aqui no ano passado, Barcelona é um dos meus circuitos favoritos e adoro Montmelo", disse Quartararo. "É uma pista que normalmente funciona para mim, por isso espero conseguir um bom resultado e colocar um sorriso nos rostos da minha equipa e da minha família".

O campeão do mundo de 2021, no entanto, terá dificuldade em repetir essas performances, dadas as dificuldades que a sua moto tem tido nesta temporada. Por uma vez, na Catalunha, o tempo pode perturbar o livro de registos, com previsão de chuva para sábado e domingo.