Vitória da experiência: Suíça aproveitou os erros da Sérvia (3-2) e vai defrontar Portugal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Vitória da experiência: Suíça aproveitou os erros da Sérvia (3-2) e vai defrontar Portugal
Depois do Mundial da Rússia, a Suíça voltou a contribuir para o afastamento da Sérvia na fase de grupos
Depois do Mundial da Rússia, a Suíça voltou a contribuir para o afastamento da Sérvia na fase de grupos
Opta by Stats Perform
Num grande jogo de futebol, Suíça e Sérvia nunca descuraram o resultado e o apuramento e proporcionaram uma partida bastante animada no Estádio 974. A primeira parte foi de resposta, contrarresposta e mais respostas, com o empate a duas bolas a vigorar ao intervalo. Todavia, a reviravolta suíça no início do tempo, atirou por terra o esforço inglório da Sérvia, que volta a ser eliminada pelo conjunto helvético. Suíça ficou a apenas um golo do primeiro lugar e de colocar o Brasil na rota de Portugal.

Reveja aqui as incidências da partida

48 jogos e 13 dias depois, chegou ao fim a fase de grupos do Campeonato do Mundo 2022. As contas do grupo H e a última equipa a qualificar-se para os oitavos de final iam decidir-se na partida entre a Sérvia e a Suíça, disputada no Estádio 974, em Doha. Curiosamente este foi o segundo jogo oficial entre ambas as equipas e, no primeiro, os helvéticos venceram e deixaram os sérvios fora da fase a eliminar do Mundial da Rússia.

Relativamente à última partida, os suíços, que só precisavam do empate, não puderam contar com os lesionados Yann Sommer e Nico Elvedi, que foram substituídos por Gregor Kobel e Fabian Schar. Já os sérvios, que estavam obrigados a ganhar, promoveram apenas uma alteração, com Dusan Vlahovic a entrar para o lugar de Nemanja Maksimovic.

Equipas iniciais
Flashscore

A Suíça começou a bola de saída deste desafio e, logo aos 20 segundos, podia ter inaugurado o marcador: Embolo apareceu isolado, mas perdeu a oportunidade para Vanja Milinkovic-Savic e, na recarga, Tadic voltou a permitir a defesa do guardião. A Sérvia respondeu depois dos 10 minutos, com Zivkovic a rematar cruzado ao poste da baliza de Kobel.

Aos 20 minutos, Ricardo Rodríguez cruzou na esquerda, Pavlovic cortou para Sow, que deixou para Shaqiri atirar colocado para o primeiro golo do desafio, sentenciando o início dominador dos helvéticos. Todavia, a resposta apareceu poucos minutos depois, com Dusan Tadic a desferir um passe teleguiado para a cabeça de Mitrovic, que atirou colocado para o fundo das redes de Kobel.

A resposta helvética foi imediata mas, isolado e importunado por Pavlovic, Shaqiri atirou ao lado. Ao minuto 35, o 23 da Suíça colocou a bola nos pés de Tadic, este tentou servir Vlahovic mas Freuler cortou, no entanto, a bola voltou ao avançado sérvio que, com um remate em esforço, enganou Kobel e completou a reviravolta. A Suíça respondeu em cima do intervalo e aproveitou um erro defensivo sérvio para voltar a empatar e ao segundo lugar do grupo: cruzamento Widmer na direita e Embolo só teve de encostar.

Pouco depois o árbitro argentino Fernando Rapallini apitou para o intervalo e as duas equipas recolheram às cabines depois de uma primeira parte com quatro golos e bastante emotiva, com as duas equipas praticamente preocupados só em atacar. 

Estatísticas ao intervalo
Opta by Stats Perform

No início do segundo tempo teve de se esperar apenas três minutos para se ver novo golo: grande passe pelo ar de Shaqiri, Vargas amorteceu de calcanhar e, já dentro da área, Freuler rematou cruzado para o terceiro e nova reviravolta no marcador. Dragan Stojkovic respondeu lançando Luka Jovic na frente de ataque, todavia não desfez o tradicional 3-4-1-2, retirando Vlahovic.

Após uma bola parada da Suíça, Akanji cruzou e Vargas serviu Embolo que, em cima da baliza, atirou incrivelmente por cima, desperdiçando a oportunidade de sentenciar a vantagem. Respondeu a Sérvia por Tadic, mas o remate em posição perigosa saiu muito torto. O jogo continuava em aberto, mas a equipa do leste europeu parecia não conseguir responder ao balde de água fria consentido no início da segunda parte.

Embolo atirou por cima perante o olhar atento de Milinkovic-Savic
AFP

Na parte final do jogo, os sérvios apostaram tudo no ataque e os suíços procuraram manter a organização defensiva e apostar no contra-ataque. A espetacularidade de outros momentos acabou por decair e o jogo entrou numa fase menos eletrizante. Em cima do minuto 90, Fassnacht aproveitou mais uma falha defensiva para se isolar, mas Vanja fechou bem o espaço e impediu o golo.

O golo dos Camarões no período de compensação frente ao Brasil ainda assustou os helvéticos, mas a vitória estava confirmada e a Suíça avançou para os oitavos de final, ficando a apenas um golo de terminar na liderança do grupo... e também de ser eliminada.

Homem do jogo Flashscore: Dusan Tadic (Sérvia)

Tadic fez uma fantástica partida mas não evitou a eliminação da Sérvia
Opta by Stats Perform