Polémicas, marabutos e FM: 24 reportagens Flashscore marcantes de 2023

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Polémicas, marabutos e FM: 24 reportagens Flashscore marcantes de 2023
O clube mais português da República Checa, a polémica russa e ainda o espanhol que esteve um ano numa prisão iraniana
O clube mais português da República Checa, a polémica russa e ainda o espanhol que esteve um ano numa prisão iranianaArquivo Pessoal, RFU, Instagram/Santiago Sánchez, Flashscore
O Flashscore Notícias completou pela primeira vez um ano de forma integral e procuramos ao longo dos últimos 365 dias oferecer-lhe o melhor conteúdo, desde notícias exclusivas a entrevistas e reportagens. Por isso, no primeiro dia de 2024 compilamos as 24 reportagens marcantes do último ano de um leque que ultrapassou a centena. Continue connosco!

O clube mais português da Rep. Checa

Sete portugueses compõem o plantel do SC Znojmo, equipa checa que milita no terceiro escalão e é treinada por, adivinhe-se, um português. Rui Amorim, em entrevista ao Flashscore a partir da República Checa, conta como surgiu o desafio de treinar a equipa mais portuguesa do futebol checo e como é trabalhar num clube que é o centro das atenções por ter mais portugueses do que jogadores locais.

Rui Amorim encontrou José Mourinho na República Checa e motivou artigo na imprensa do país
Rui Amorim encontrou José Mourinho na República Checa e motivou artigo na imprensa do paísArquivo Pessoal

O dilema do futebol russo preso entre as paredes da FIFA, UEFA e AFC

A invasão da Ucrânia fez com que a FIFA suspendesse a Rússia de participar em competições internacionais de seleções e clubes, o que levou os responsáveis a considerar uma mudança da UEFA para a Confederação Asiática (AFC). O Flashscore chegou à conversa com Joel Amorim, tradutor e professor, apaixonado pelo futebol russo e colaborador habitual de publicações desportivas nas quais faz a antevisão das jornadas da Liga russa.

Os 60 anos de José Mourinho

O sprint até à bandeirola de canto em Old Trafford, a defesa do Inter Milão em Camp Nou, o festejo de joelhos no Bernabéu, com Cristiano Ronaldo a imitar, ou a primeira conferência de imprensa no Chelsea, onde se declarou um treinador... especial. José Mourinho completou 60 anos em 2023 e o Flashscore levou-o numa viagem à carreira de um homem que mudou, em definitivo, o futebol.

Do Football Manager à Ligue 1: O incrível sonho de Will Still no Reims

É uma história que mais se assemelha a um conto de fadas. Ou, melhor, a um videojogo. Enquanto o mundo do futebol se concentrava no Mundial 2022, no Catar, em Reims jogava-se uma carta arriscada, com a contratação do treinador mais jovem entre as cinco principais ligas europeias, a quem era pedida uma espécie de milagre. A aposta em Will Still, que cresceu a jogar Football Manager, está a dar bons frutos até agora. E, ao mesmo tempo, fica muito cara...

Will Still é o treinador mais jovem nas cinco principais competições da Europa
Will Still é o treinador mais jovem nas cinco principais competições da EuropaProfimedia

Hamburgo, o colosso de pés de barro, tenta voltar aos dias de glória

A tensão está à flor da pele em Hamburgo, antes da última jornada da Bundesliga 2. O Hamburgo estava em terceiro lugar, a apenas um ponto do Heidenheim, que é o segundo classificado e que garantia a promoção automática para a Bundesliga. Os adeptos do clube esperavam que o Hamburgo desse um passo em frente para recuperar o passado glorioso, quando a equipa era uma das mais fortes da Europa.

Gipuzkoa: A mina de ouro de treinadores

Entre os Pirenéus e o Atlântico, encontra-se o belo País Basco, uma região cultural, histórica e linguística que abrange partes do norte de Espanha e do sudoeste de França. No interior da sua parte autónoma espanhola, encontra-se a província de Gipuzkoa, onde nasceram alguns dos melhores treinadores de futebol atualmente em atividade na Europa.

Gizpukoa deu ao mundo vários treinadores de nível mundial
Gizpukoa deu ao mundo vários treinadores de nível mundialWikipédia

Por dentro da Academia Rafael Nadal

O som suave das bolas a saltar e das ordens dos treinadores ecoa nos courts da Academia Rafael Nadal (37 anos), a "fábrica" de ténis que a estrela espanhola sonhou tornar realidade, o seu grande legado para o desporto e para a sua ilha, Maiorca.

As polémicas pré-Mundial Feminino

Conflitos entre jogadoras e selecionadores, acusações de assédio sexual, greves laborais por desigualdade de género nas federações, falta de campos para treinar e ainda a braçadeira da discórdia "One Love". O Campeonato do Mundo Feminino fez correr muita tinta um pouco por todo o Mundo nos últimos meses, nem sempre pelas melhores razões.

O conto de fadas do Luton Town

Situado em Bedfordshire, o Luton Town surpreendeu quase toda a gente com a presença nos play-offs do Championship na época passada. Mais ainda, derrotaram o Coventry na final em Wembley e chegaram à terra prometida da Premier League - a primeira vez que voltaram ao principal escalão inglês desde a despromoção da antiga Primeira Divisão no último dia da época 1991/92.

A Kenilworth Road é famosa pela sua bancada que dá para os jardins das casas locais
A Kenilworth Road é famosa pela sua bancada que dá para os jardins das casas locaisProfimedia

Viagem à "fábrica" do Mónaco

A AS Monaco Academy lançou o seu grupo Elite na última temporada, com o objetivo de oferecer uma formação cada vez melhor para os jovens talentos de amanhã. Pascal De Maesschalck, diretor de desenvolvimento de jovens jogadores, fala ao Flashscore sobre o primeiro ano da equipa e o trabalho mais amplo do centro de formação do Mónaco.

Coimbra Sports, o clube que lucra com Otávio

Atualmente a competir na 3ª divisão do futebol mineiro, no Brasil, o Coimbra Sports, fundado em 1986, tem chamado a atenção, desde a inauguração do seu centro de treinos, em 2017, mais pela sua gestão do que pelos resultados dentro de campo. O Coimbra tem a sua sede em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O nome do clube ganhou repercussão internacional, após a confirmação da venda do médio luso-brasileiro Otávio, do FC Porto, para o Al-Nassr, da Arábia Saudita

A queda do Ajax

Durante anos, se alguém quisesse saber como gerir um clube de futebol, olhava para o Ajax como um exemplo. Mas agora, tudo o que o emblema de Amesterdão está a mostrar ao mundo é o que não se deve fazer.

O Ajax atravessou uma séria crise de resultados
O Ajax atravessou uma séria crise de resultadosProfimedia

A violência crescente no futebol francês

A violência entre adeptos, dentro e fora dos estádios de futebol, tem vindo a aumentar na Europa nos últimos meses. Um adepto do Dínamo de Zagreb morreu antes de um jogo da pré-eliminatória da Liga dos Campeões e, nos Países Baixos, o jogo do Ajax contra o Feyenoord foi adiado devido a tumultos. No entanto, a França, em particular, está em apuros há muito tempo, recentemente abalada pela fotografia sangrenta do treinador do Lyon, Fabio Grosso (45 anos).

O mundo secreto dos marabutos em França

Curadores da alma ou vigaristas? Quem são estes marabutos, "meio desprezados, meio temidos", como diz a antropóloga Liliane Kuczynski? O Flashscore deu eco a uma investigação da AFP a este mundo muito fechado em França, onde a crença nos feitiços e na bruxaria agrada a quase três em cada dez pessoas, segundo um estudo do instituto de sondagens Ifop, realizado em 2020.

A história dos marabutos
A história dos marabutosJOEL SAGET/AFP

35 estádios modernos na Polónia

Os contribuintes polacos já gastaram quase dois mil milhões de euros em estádios modernos e, em 2028, este montante poderá ultrapassar significativamente os 2,5 mil milhões. Nessa altura, o país terá à sua disposição 35 estádios que satisfazem os mais elevados requisitos. A transformação das infra-estruturas ainda está em curso, mas a Polónia já deixou de ser uma periferia para se tornar uma bacia de modernos estádios de futebol.

O conto de fadas de Germain na Austrália

Durante anos, a Ligue 1 não pôde passar sem Valère Germain (33 anos). Em maio de 2011, fez a sua estreia profissional com a camisola do Mónaco e, desde então, disputou mais de 450 jogos em todas as competições, por Nice, Olympique de Marselha e Montpellier. No último verão, trocou a Baía dos Leões por um lugar não menos bonito. Está a desfrutar da sua estadia na solarenga Austrália.

Os nonagenários do futebol português

O staff dos clubes de futebol não é eterno, mas, em alguns casos, parece, assim que se consultam as listas dos mais velhos filiados do país, com, pelo menos, quatro inscritos com mais de 90 anos. O Flashscore deu exo desta reportagem da agência LUSA.

Adelino Santos tem 92 anos e contabiliza 37 anos ao serviço do Caldas
Adelino Santos tem 92 anos e contabiliza 37 anos ao serviço do CaldasLUSA

A ameaça da neve no futebol

A calamidade da neve que atingiu a República Cehca mostrou também a fraqueza da atual competição. Não se tratou apenas do facto de alguns estádios serem simplesmente indefesos face aos caprichos do tempo. O problema foi também uma visível desarmonia na comunicação. Um inquérito do Flashscore mostra como problemas semelhantes são resolvidos nos países vizinhos e no Norte da Europa.

A ciência ao serviço do surf

O recorde da maior onda alguma vez surfada não satisfez a fome do alemão Sebastian Steudtner, um atleta atípico, que decidiu usar a ciência para ultrapassar paredes de água cada vez mais altas e poderosas.

As gémeas ucranianas que treinam para os Jogos Olímpicos

As sirenes dos aviões tocam, enquanto as nadadoras artísticas Maryna e Vladyslava Aleksiiva descansam durante o seu único dia de folga em Kharkov, na Ucrânia. O seu rigoroso programa de treino deverá levá-las até aos Jogos Olímpicos de Paris.

Um ano numa prisão iraniana por ser solidário

Há pessoas na vida com muito azar, que são atravessadas pelo infortúnio sem razão aparente. Uma delas é Santiago Sánchez, espanhol, ex-militar, grande adepto de futebol, de boxe e aventureiro. Há dois anos, este madrileno de 41 anos decidiu partir a pé de Espanha para ir ao Catar apoiar a seleção espanhola de futebol durante o Campeonato do Mundo.

Áudio de Santiago Sánchez numa prisão iraniana.
Santiago Sánchez

Olheiros de clubes europeus na RD Congo

Para Alexis Isese Chuma, tal como para os rivais das melhores equipas do leste da República Democrática do Congo, uma região devastada por quase 30 anos de conflitos armados e crises humanitárias, jogar perante olheiros internacionais "é uma oportunidade que não aparece duas vezes na vida".

A história de Gonçalo Feio

Gonçalo Feio, treinador português de apenas 33 anos, em estreia como treinador principal esta temporada, foi manchete de jornais na Polónia durante toda esta semana. Motivo? Mandou o presidente do seu clube, o Motor Lublin, para o hospital. Resultado? Tornou-se um herói de milhares de adeptos do clube, com todos os jogadores e o acionista maioritário do clube a seu lado. O Flashscore traz-lhe a reportagem exclusiva por trás de toda esta história.

A imagem de Gonçalo Feio criada pelos adeptos do Motor Lublin
A imagem de Gonçalo Feio criada pelos adeptos do Motor LublinMotor Lublin

O sucesso da Kings League

A Final Four da primeira edição da Kings League atraiu mais de 92.500 pessoas para Camp Nou. Um sucesso claro para Gerard Piqué, especialmente desde a final ganha pela equipa El Barrio, seguida por uma média de dois milhões de pessoas no Twitch. Será este o advento do "desportivismo"? O Flashscore esteve em Camp Nou durante todo o evento e conta-lhe tudo o que precisa saber sobre este novo fenómeno.

Siga todas as reportagens Flashscore